Preciso de PMOC. E agora?

O Plano de Manutenção, Operação e Controle (PMOC) é um documento obrigatório para todos os sistemas de climatização de ambientes de uso coletivo, como hospitais, escolas, escritórios, shoppings, etc.

O PMOC tem como objetivo garantir a qualidade do ar interior desses ambientes, evitando a proliferação de doenças e outros problemas de saúde.

A responsabilidade técnica pelo PMOC é dividida em duas partes:

  • Os serviços de limpeza e manutenção dos equipamentos: A responsabilidade técnica por essa parte é do engenheiro mecânico ou do engenheiro industrial (modalidade mecânica ou tecnólogo da área de engenharia mecânica).
  • Os serviços de avaliação biológica, química e física das condições do ar interior dos ambientes climatizados: A responsabilidade técnica por essa parte é do engenheiro químico ou do engenheiro industrial (modalidade química ou engenheiro de segurança do trabalho ou tecnólogo da área de engenharia química).

O Ministério da Justiça e Segurança Pública vetou o parágrafo 2º do Artigo 1º da Lei 13.589, que atribuía a responsabilidade do PMOC ao engenheiro mecânico.

No entanto, as entidades de classe tentam reverter o veto, e, enquanto isso não acontece, a Abrava recomenda seguir as determinações do CONFEA e do CREA, definindo o engenheiro mecânico como responsável técnico pela manutenção do sistema de ar condicionado.

Os engenheiros responsáveis pelo PMOC devem estudar, avaliar e entender o ambiente onde será aplicado o plano. É importante que o engenheiro conheça muito bem o sistema de AVAC instalado no local, as características de ocupação do edifício, e a qualidade do ar na região.

O engenheiro responsável pelo PMOC pode ser penalizado pela má utilização do plano de manutenção. As falhas ocorridas após a instalação do sistema de climatização também são de responsabilidade do engenheiro. Mas, segundo a Portaria 3523, Artigo 6°, do Ministério da Saúde, o proprietário, o preposto e o locatário também podem ser responsabilizados.

A responsabilidade pela qualidade do ar dos ambientes é do proprietário ou locatário do imóvel. Este deverá contratar um responsável técnico, legalmente habilitado, para assumir esta função de maneira formal e legal. É o responsável técnico legal que tem o dever de implantar e manter o PMOC dentro de suas premissas legais. Caso não exista o responsável técnico, então o proprietário ou locatário serão responsabilizados.

Vamos construir juntos?

Agende uma consulta gratuita

© 2023 André de Paula Engenharia. Todos os diretos reservados.
❤️Desenvolvido por Salto na Web. 

Termos de Uso | Política de Privacidade 

Faça seu agendamento